Conectado por

Saúde

Cronograma capilar: O que é, como fazer e indicações


Compartilhe:

Publicado por

em

O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina de tratamento capilar que se reveza em três tipos de técnicas:

  • Ceramidas
  • Óleos vegetais (óleo de coco, azeite de oliva, óleo de abacate, manteiga de tutano, óleo de argan, óleo de linhaça, óleo de uva, óleo de amêndoas)
  • Manteigas vegetais (manteiga de karité, manteiga de murmuru, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu, manteiga de macadâmia, manteiga de tutano).

Uma boa forma de adaptar esses produtos é misturar esses óleos e manteigas em seu creme ou máscara de hidratação.

Problemas em nutrir o cabelo demais: Exagerar na umectação pode deixar os cabelos pesados e grudados. “Além disso, excesso de oleosidade no couro cabeludo por excesso de produtos colocados sobre os fios, pode causar dermatites, coceira, descamação e obstrução da saída do fio, com consequente queda prematura”, ressalta a dermatologista Joana Diniz.

Reconstrução

A cabelo é formado por água, lipídeos e proteínas. Portanto, só falta a etapa que repõe este último ingrediente, que é a reconstrução capilar. “Nela se repõe a massa capilar e há o fortalecimento dos fios”, explica Neiva.

Como saber que meu cabelo precisa de reconstrução? Quando o cabelo apresenta desgaste da estrutura dos fios. O cabelo revela-se poroso, áspero, opaco, sem brilho, sensibilizado, com pouca elasticidade, seco, frágil e com pontas duplas e quebradiças.

Posso fazer a reconstrução em casa? Ao contrário das outras etapas, a reconstrução é mais segura se feita por um profissional cabeleireiro. “Os cabelos podem ficar duros se usados produtos em quantidade excessiva, por tempo muito prolongado, e com substâncias inadequadas para o tipo de cabelo”, explica a dermatologista Joana D?arc Diniz.

Problemas em reconstruir o cabelo demais: Fazer o processo de reconstrução mais vezes do que o necessário pode trazer problemas, como um aspecto enrijecido e espigado. Portanto é importante tomar cuidado.

Como saber qual o melhor cronograma capilar para mim?

O cabelo precisa ser avaliado de perto pelo tricologista e pelo cabeleireiro para entender quais são suas necessidades. A avaliação do tricologista incluí:

  • Análise da estrutura capilar
  • Exames de sangue, para entender carências nutricionais
  • Tricoscopia: exame de imagem do couro cabeludo.

Já no salão de beleza o cabeleireiro vai testar a elasticidade e porosidade do fio.

Na internet existem até algumas indicações de cronogramas para tipos de cabelo. No entanto, a avaliação com um profissional permite a criação de um cronograma personalizado, que atenderá sua necessidade individual.

Por quanto tempo devo fazer o cronograma capilar?

A duração do cronograma capilar também é individual, dependendo do estado do fio e de quais tratamentos ele precisa. Pode demorar entre um e três meses, mas na terceira sessão já é possível começar a sentir resultados.

Resultados esperados

Com o cronograma capilar, o objetivo é que os fios recuperem sua estrutura original: “cada fio de cabelo é coberto por uma camada de escamas fechadas, as cutículas, que protegem o interior do fio. Nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular, que retém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do fio capilar”, explica Joana D?arc Diniz. Um cabelo com esse tipo de cutícula costuma ser brilhante, macio e maleável.

Cuidados na lavagem

Além de seguir à risca os tratamentos indicados no cronograma capilar, é importante tomar alguns cuidados:

  • Não descuide do shampoo e condicionador: “eles devem ter propriedades específicas para cada tipo de cabelo”, explica a dermatologista
  • Respeite as etapas na lavagem: a aplicação dos produtos de hidratação e nutrição deve ser entre a lavagem e o uso do condicionador. “Em algumas etapas pode ser preciso lavar o cabelo novamente após a aplicação do produto”, analisa a especialista.

Fontes consultadas

Dermatologista Joana D’arc Diniz, tricologista e diretora da Sociedade Brasileira do Cabelo (RJ)

Cabeleireira e visagista Neiva Pena, técnica da Bio Extratus

Cabeleireira Josy Silveira, do Balaios Cabeleireiros (SP)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com